
Casa do Lago é inaugurada na Riviera XIII
Com decoração rústica e comida típica caipira, o local resgata o ambiente de fazenda e é mais uma opção para quem aprecia o clima do interior.
27 de Abril de 2017
Monteiro Lobato escritor da série Sítio do Pica-Pau Amarelo. Livros de contos das peripécias dos moradores do sítio da Dona Benta, avó de Narizinho e Pedrinho.
18/04/2013
Ilustre escritor brasileiro, Monteiro Lobato nasceu no dia 18 de abril de 1882, em Taubaté, interior de São Paulo. Filho de José Bento Marcondes Lobato e Olímpia Monteiro Lobato, foi alfabetizado pela mãe.
Promotor público, só virou escritor quando recebeu do avô, uma fazenda como herança. Mudando totalmente seu estilo de vida.
Dedicado aluno e entusiasta pela literatura, passou a publicar seus primeiros contos em jornais e revistas. Publicou em 1918 sua primeira obra prima, “Urupês”, resultado da união de contos e crônicas.
Apaixonado por escrita, Monteiro Lobato também foi editor, fundando em 1920 a editora Monteiro Lobato & Cia, posteriormente Companhia Editora Nacional, que traduziu e editou grandes obras.
Foi através da editora que ele teve a ideia de reformulação nos livros didáticos e infantis, aplicando uma linguagem simples unindo realidade e fantasia. Agradando adultos e crianças, produzia livros coloridos que chamavam a atenção do público.
Dedicou a maior parte de sua vida à literatura infantil, publicou 26 títulos para esse segmento, tornando-se um dos mais importantes escritores desse segmento na América Latina. Em 1946 publicou sua obra completa, onde ele próprio reviu seus livros e os reformulou para essa edição.
Sua obra mais conhecida entre as crianças, até hoje, é a série Sítio do Pica-Pau Amarelo. Livros de contos das peripécias dos moradores do sítio da Dona Benta, avó de Narizinho e Pedrinho. Também habitam o sítio personagens mágicos como:
Emília: uma boneca de pano ousada e cheia de energia;
Visconde de Sabugosa: uma espiga de milho, o sábio da biblioteca;
Marques de Rabicó: um porco atrapalhado que vive em confusões;
Saci-pererê: personagem do folclore brasileiro virou amigo de Pedrinho por causa das suas artes;
Burro: que de burro não tinha nada, conselheiro da Emília;
Cuca: uma bruxa jacaré que aterrorizava o sítio.
Além da Tia Anastácia e do Tio Barnabé.
Monteiro Lobato partiu deixando um legado de personagens que ficarão para sempre na memória dos leitores. E para mergulhar nessa fantasia, basta abrir um de seus livros.
Com decoração rústica e comida típica caipira, o local resgata o ambiente de fazenda e é mais uma opção para quem aprecia o clima do interior.
27 de Abril de 2017
O local, que possui rampa para descida de barcos não motorizados, funciona também como um espaço de lazer e convivência à beira do lago.
26 de Abril de 2017