A hera é uma planta trepadeira que pode ser utilizada de diversas maneiras, dentre elas como forração de canteiros - ficando rasteira - e em vasos, como pendentes.
Sua raiz tem enorme poder de fixação, servindo para cobrir muros e esculturas aramadas – que são muito vistas na Europa e nos Estados Unidos.
A espécie variegada resiste ao sol pleno e à meia sombra, já a verde tem preferência pelas áreas sombreadas. Gosta de solo fértil e com bastante umidade, por isso suas regas devem ser frequentes.
Sua multiplicação pode ser feita por estaquia, mergulhia e por sementes, sendo este último modo o mais difícil de fazer.
O uso da hera vai muito além do paisagismo. Diz a lenda que na Grécia Antiga as noivas traziam buquês de heras como símbolo de fidelidade e boa sorte, pois a Deusa Hera da Mitologia Grega - que originou o nome da espécie - era conhecida como protetora das mulheres e do casamento.
Por esta razão, é altamente usada em decorações de casamentos e buquês ainda hoje. Esta é uma ótima dica de utilização, que vai além do jardim, para quem está com pezinhos mais perto do altar e se interessa por essas tradições.
É ainda uma planta medicinal bastante poderosa, usada para diferentes fins, como cura da gripe ou tratamentos cosméticos, porém não se deve consumí-la em sua forma natural por ser uma espécie tóxica. Por isso, é importante usá-la apenas por meio de fórmulas de remédios em lojas naturais e farmácias de manipulação, e nunca como chás e infusões caseiras.
Por Marisa Lima, paisagista.Fonte das imagens:blog.giulianaflores.com.br
br.pinterest.com
decorarsustentavel.blogspot.com.br
gardenhouse.com.br
guiaverde.com
jardimdestefania.blogspot.com.br
limaonagua.com.br
plantasfloresejardins.com.br
vestida.etc.br