Aceita um cafezinho?

Beber uma xícara de café pode ser muito relaxante. Além de saboroso, quando bebido com moderação (4 xícaras diárias), proporciona diversos benefícios para a saúde.

24/05/2013

Aceita um cafezinho?

 

Trazido ao Brasil por Francisco Melo Palheta em 1727, o café, bebida exótica com sabor e aroma irresistíveis, encantou os brasileiros, fazendo do Brasil o maior exportador de café do mundo.

Instituído em 24 de maio de 2005 pela Abic – Associação Brasileira da Indústria do Café (http://www.abic.com.br), o Dia Nacional do Café comemora a época que marca o início da colheita na maioria das regiões produtoras de café no País.

Como parte da alimentação diária dos brasileiros, pode ser apreciado puro, com leite, com creme, quente, morno, frio ou até gelado. Mesmo quem não toma costuma apreciar seu cheirinho agradável.

 

Benefícios

Beber uma xícara de café pode ser muito relaxante. Além de saboroso, quando bebido com moderação (4 xícaras diárias), proporciona diversos benefícios para a saúde.

A cafeína presente na bebida estimula os músculos e a mente, diminuindo o cansaço físico e mental, aumentando a concentração ao realizar uma atividade.

Um copo de café contém cerca de 1 grama de fibra solúvel. Em função disso, seu consumo contribui para manter os níveis de colesterol baixos.

O café também possui antioxidantes (polifenóis e flavonoides) responsáveis por atrasar o processo de envelhecimento. O efeito dessas substâncias contribui para evitar doenças neurodegenerativas, como Parkinson e Alzheimer.

A cafeína produz os efeitos termogênico – aceleração do metabolismo por meio do calor – e ergogênico – melhora da produção de trabalho com um menor desgaste de energia – facilitando a queima de calorias em atividades físicas e o desempenho dos exercícios dos atletas.

O café tem ainda uma ação descongestionante, sendo extremamente eficaz no combate às constipações, uma vez que alivia os tubos bronquiais e acelera a recuperação.

 

 Formas de preparo

O preparo da bebida é fundamental para a extração do sabor e aroma do café. Cada cultura tem seu jeito próprio de preparar e degustar, seguindo algumas regras básicas para um bom resultado.

Uma boa dica é usar água mineral ou filtrada, para não interferir no sabor.

 Coador de pano

O coador, quando novo, deve ser fervido em água com café para retirar os resíduos e para que ele adquira o aroma do pó.

O café pode ser feito de duas maneiras com esse utensílio:

Acrescente o pó de café na água quente antes de entrar em ebulição (cerca de 90º C). Use uma colher de pau para mexer até formar um creme na superfície.

Outra opção é adicionar o pó no coador e despejar lentamente a água em fio, mexendo aos poucos com a colher de pau.

A colher de pau deve ser de uso exclusivo em ambos os processos para não interferir no sabor final.

Após ser utilizado, o coador de pano deve ser lavado somente com água e jamais com detergentes ou alvejantes.

 Coador de papel

O filtro de papel deve ter o mesmo tamanho e forma do porta-filtros.

Coloque o pó no filtro, espalhando-o uniformemente. Não compacte, nem aperte a camada de café. Quando a água estiver para ferver, despeje lentamente sobre o pó, umedecendo-o todo, partindo das beiradas para o centro.

Jogue fora o filtro e o café já usados. Não passe a bebida novamente pelo mesmo filtro, porque ela ficará amarga e com sabor desagradável.

 Cafeteiras

A preparação em cafeteiras elétricas utiliza o mesmo tipo de café e as mesmas medidas. Utilize 4 colheres (de sopa) do pó de café para 1 litro de água.

O filtro de papel também deve ser jogado fora e, se utilizado coador de filtro de polipropileno, lave apenas com água para manter o perfume.

Com várias opções de funcionamento e design, as cafeteiras expresso estão na moda. Práticas para quem gosta da diversidade do café feito com qualidade.

Diferente das cafeteiras convencionais, as máquinas de expresso fazem café à base de grãos ou com pó prensado em sachês ou cápsulas, dispensando o uso do filtro. Seu modo de coagem por pressão e a água quente pressurizada garante a espuma cremosa por cima do café.

Algumas cafeteiras expresso vêm com recipiente e vaporizador de leite, permitindo o preparo de cappuccino e macchiato.

 

Café gourmet

São bebidas preparadas com grãos de alta qualidade. Seu processo é realizado por baristas – profissionais especiais responsáveis por criar novas bebidas baseadas em café, cujo objetivo é alcançar a “xícara perfeita”.

Independentemente do método escolhido para preparar seu café, o bom mesmo é aproveitar o aconchego da família e dos amigos para compartilhar essa extraordinária bebida.

Comentar

leia mais:

Dicas de bem-estar para o seu dia a dia
Dicas de bem-estar para o seu dia a dia

Dicas de bem-estar para o seu dia a dia

Preparamos algumas dicas para que você, ao final do dia, esteja de bem com a vida mesmo após enfrentar a correria diária. 

22 de Março de 2017

Dicas para quem quer começar a jogar tênis
Dicas para quem quer começar a jogar tênis

Dicas para quem quer começar a jogar tênis

Anote as nossas dicas e aproveite as quadras de tênis disponíveis a todos os associados Clube SLIM, localizadas entre as mais belas paisagens para serem apreciadas nos intervalos das suas partidas.

09 de Junho de 2016

Momentum
Voltar ao topo
SUCESSO 
 
texto
mensagem
texto