Com o passar dos anos o tempo começa a deixar suas marquinhas em nossa pele. É possível retardar esse fato biológico com a ingestão de alguns alimentos ricos em nutrientes.
Confira algumas opções e transforme seu cardápio em um verdadeiro manual da beleza.
É inevitável que com o passar dos anos o tempo começa a deixar suas marquinhas em nossa pele. No entanto, é possível retardar esse fato biológico com a ingestão de alguns alimentos ricos em nutrientes importantes para manter a aparência mais saudável e jovial.
Confira algumas opções e transforme seu cardápio em um verdadeiro manual da beleza:
Água: Responsável por manter a hidratação das células, a água ajuda a eliminar toxinas que podem favorecer o envelhecimento precoce. A pele bem hidratada ajuda a evitar o excesso ou a falta de oleosidade, mantendo seu equilíbrio.
Iogurte: O ácido lático, fortemente presente neste alimento, é responsável por devolver a acidez natural da pele e hidratá-la. As vitaminas A e B, também presentes, atuam na produção de colágeno, e alguns outros nutrientes, como o cálcio, estimulam os vasos sanguíneos, que quando ausentes, aceleram o processo de envelhecimento da pele.
É uma ótima opção para ser usada como máscara a fim de suavizar as linhas de expressão e clarear a pele, estimulando a renovação celular.
Frutas vermelhas e frutas cítricas: Frutas como framboesa, morango, mirtilo e amora (vermelhas) e mexerica, laranja, kiwi e o abacaxi (cítricas) são ricas em antioxidantes e protegem a pele contra a ação dos radicais livres, que aceleram o envelhecimento. A vitamina C presente nessas frutas reforça a defesa do corpo contra infecções e mantém a elasticidade da pele.
Castanha do Brasil ou castanha-do-pará: Rica em selênio, possui propriedades antioxidantes que retardam o envelhecimento da pele e mantêm sua elasticidade natural. Seus ácidos graxos essenciais inibem inflamações e, consequentemente, o excesso de oleosidade da pele, evitando as acnes. A ingestão de uma castanha por dia é suficiente e garante as doses de selênio necessárias para o corpo. Nada de exageros!
Pepino: Vegetal diurético que possui vitamina C e ácido fólico, responsáveis por regenerar as células, deixando a pele mais bonita. A combinação desses nutrientes colabora ainda para uma melhor cicatrização. Além de ser ótimo como alimento, o pepino pode ser usado para fazer máscara ou como rodelas colocadas abaixo dos olhos, a fim de amenizar as olheiras.
Vegetais de folhas verde-escuras: Couve, espinafre, agrião, entre outros, possuem vitamina B, que auxilia no controle da oleosidade e equilibram os hormônios.
Salmão: É rico, dentre outros nutrientes, em selênio, ômega 3 e vitamina A, que contribuem bastante para a saúde da pele, permitindo maior controle do excesso de oleosidade, combate do envelhecimento e participação no processo de renovação muscular.
Cenoura: Oferece propriedades antioxidantes. Seu composto de carotenoide protege a pele, previne o envelhecimento e a degeneração celular. Além disso, permite o bronzeado sem os efeitos nocivos do fotoenvelhecimento – mas isso, é claro, não dispensa o uso do filtro solar!
A cenoura pode ser usada de várias maneiras: em saladas, para fazer sucos ou em receitas. No entanto, nutricionistas recomendam o consumo cru, para melhores resultados.
Foto:
denise25a.blogspot.com.br