Realçados por paisagens naturais magníficas, os empreendimentos da Momentum estão circundados pelas APAs - Áreas de Proteção Ambiental - Botucatu, Tejupá e Corumbataí.
Criadas em 1983 para proteger os atributos ambientais e paisagísticos como as Cuestas Basálticas, Cuestas de Botucatu , as áreas do aquífero Guarani e os morros testemunhos - vegetação de transição de Cerrado e da Mata Atlântica —, as áreas possuem, juntas, um total de 6.492 km2.
Localizadas desde as cabeceiras do Rio Mogi-Guaçu até a divisa do Estado de São Paulo com o Paraná, às margens do Rio Paranapanema, as áreas são divididas em três perímetros:
Botucatu
O mais conhecido, o perímetro Botucatu, destaca as formações de Cuestas que, além do seu valor paisagístico de grande beleza cênica, possui considerável importância ambiental, nascendo de suas encostas muitos rios e fontes hidrotermais.
Na região são encontrados inúmeros morros testemunhos - formação rochosa que se destaca isoladamente, como Morro do Bofete – popularmente conhecido como Gigante Deitado –, Morro Grande, Morro do Pico Alto e Morro das Três Pedras.
Acrescido do aquífero Guarani , é considerado o segundo maior do mundo e com excelente padrão de sua água potável.
Nesse perímetro encontra-se ainda um dos mais importantes sítios arqueológicos do Estado, o Abrigo Barandi, no município de Guareí, com registros pré-históricos com cerca de 6 mil anos.
Essa área abrange os municípios de Itatinga, Bofete, Botucatu, Avaré, Guareí, Porangaba, São Manuel, Angatuba e Pardinho.
Tejupá
O perímetro Tejupá está localizado na região da Serra da Fartura, na faixa das Cuestas Basálticas entre a Depressão Periférica e o Planalto Paulista. É envolvido pelos Rios Verde, Taquari e, com maior presença, o Paranapanema e suas duas represas, a Jurumirim e a Xavante, em sua porção paulista.
Corumbataí
Esse perímetro possui uma área de 272.692 ha contendo parte do território de 15 municípios: Analândia, Barra Bonita, Brotas, Charqueada, Corumbataí, Dois Córregos, Ipeúna, Itirapira, Mineiros do Tietê, Rio Claro, Santa Maria da Serra, São Carlos, São Manuel (Ilha do Serrito), São Pedro e Torrinha.
A região é um centro do ecoturismo, conhecido pela paisagem exuberante. Apresenta inúmeras cachoeiras, resultantes dos desníveis abruptos do relevo, principalmente nos municípios de Brotas e São Pedro, destacando-se as atividades realizadas no Rio Jacaré-Pepira.