Todos conhecem a importância de se plantar uma árvore, mas poucos a acrescentam nos seus projetos paisagísticos.
Existem árvores cuja beleza está na sua floração, outras, no entanto, encantam por seus suntuosos troncos. Possuem portes diversos – pequeno, médio, grande – o que torna sua plantação viável para qualquer espaço.
Relacionamos abaixo algumas opções ornamentais, bastante atraentes, ideais para cada tamanho de quintal.
Veja a que melhor se adapta para sua casa:
Pequeno e médio porte:
Resedá – Lagerstroemia: pode ser usada em grupos com várias de suas cores (que vão do branco a tons de lilás) ou isoladamente, enfeitando a casa com aspecto bastante alegre. A espécie alcança de 4 a 7 metros de altura.
Jasmim-manga – Plumeria rubra: suas flores perfumadas ao anoitecer já são um atrativo para você plantá-la, mas quando fica totalmente desprovida de folhas e flores, seu tronco torna-se uma escultura viva de 4 a 6 metros de altura.
Flamboyanzinho – Caesalpinia pulcherrima: muito charmosa do alto de seus 4 metros, floresce quase o ano todo atraindo pássaros e borboletas.
Murta-de-cheiro – Murraya paniculata: na época da floração, seu perfume invade o quintal. É muito usada em cercas vivas, porém é uma arvore e atinge de 4 a 6 metros de altura.
Pata-de-vaca – Bauhinia: muito utilizada na medicina, esta árvore possui flores brancas e rosa que se destacam pela beleza. A pata-de-vaca chega a medir 5 metros de altura.
Acácia Seyal –
Vachellia seyal: com um tronco belíssimo cor de bronze, também se destaca por sua bela folhagem e flores amarelas que se assemelham a pequenos pompons. Sua altura máxima chega a 9 metros.
Grande porte
Chuva-de-ouro – Cassia fistula: possui lindos cachos dourados que enfeitam o jardim na época da floração. Atinge até 12 metros e é muito utilizada no paisagismo.
Ipê – Tabebuia: na época de sua floração - que pode ser branca, amarela, rosa e roxa - os chãos da cidade viram tapetes florais, dando um espetáculo de beleza. O ipê costuma medir de 20 a 35 metros de altura.
Pau-ferro – Caesalpinia leiostachya: possui tronco retorcido, com várias nuances e uma imponência ímpar, atingindo até 30 metros de altura.
Jurema –
Chloroleucon tortum: seu tronco canelado, marmorizado e completamente escultural é um dos troncos de árvore mais bonitos para serem cultivados no jardim de casa. Esta espécie pode crescer até 12 metros.
Por Marisa Lima, paisagista.
Fonte das imagens:
betosamu.blogspot.com.br
blogdapaisagista.blogspot.com
floresefolhagens.com.br
garden-plants-in-thailand
jardimdeminas.com
plantasonya.blogspot.com
revistacasaejardim.globo.com
static3.shop033.com
www.flickr.com
infobibos.com