Atividade física ideal para cada criança

É importante que os pais incentivem as atividades físicas na vida de seus filhos desde cedo. Veja as atividades mais adequadas para cada período da infância.

25/05/2014

Atividade física ideal para cada criança

Em uma geração que nasce cercada por tantas tecnologias, é cada vez mais difícil ver as crianças se divertindo com brincadeiras comuns de até pouco tempo atrás como esconde-esconde, pega-pega, pular corda e tantas outras.

Hoje, esse tipo de entretenimento tem perdido espaço para a internet e jogos eletrônicos - hábitos que proporcionam menos qualidade de vida e contribuem para o aumento do índice de sedentarismo.

As atividades físicas devem ser incentivadas pelos pais desde muito cedo, considerando, é claro, aquelas com as quais a criança se identifique e sinta-se realizada e à vontade. Respeitando a fase de cada criança, as atividades ajudam a estimular o desenvolvimento cerebral, a sociabilidade e a coordenação motora e cognitiva.  Elas ensinam, ainda, a criança a seguir regras, respeitas as pessoas, ser mais colaborativa, canalizar a energia e os impulsos, estimula o crescimento físico e muito mais.

“Para encontrar a atividade mais adequada para cada período da infância, é importante respeitar o estágio de desenvolvimento neuropsicomotor da criança de acordo com sua faixa etária.”, informa o Dr. Fabiano Prata, especialista em ortopedia pediátrica do Hospital e Maternidade São Luiz.

Desde os primeiros meses de vida, a criança já pode receber os primeiros estímulos. Dessa forma, o simples fato de brincar com um bebê no chão de sua casa, contribui muito para que ele se desenvolva e vai além de um singelo momento de descontração.

Veja algumas dicas de atividades para cada faixa etária e seus benefícios:

Até 1 ano de vida: Nessa fase é muito importante para a criança criar vínculo e aumentar a interação com os pais. A massagem no bebê é uma excelente prática para isso. Estimular com brinquedos que emitam som, cantar músicas e gesticular – incentivando-o a imitá-lo -, alongamentos leves para fortalecer o tronco e espalhar brinquedos para que ele se mova para apanhá-los são boas práticas para seu desenvolvimento.
Natação: A melhor idade para começar o esporte diverge muito entre os pediatras. Alguns recomendam a partir dos primeiros meses de vida. No 3 º ou 4 º mês o bebê ainda possui uma lembrança recente da vivência intrauterina e se sente seguro na presença da água. Alguns especialistas permitem que seja a partir do 1 º mês e outros preferem que a criança tenha um pouco mais de um ano. Por isso, é muito importante, contudo, consultar o pediatra antes para que ele avalie as condições do bebê. O esporte ajuda a trabalhar o sistema respiratório e a melhorar o desenvolvimento motor, o equilíbrio, a postura, fortalece a musculatura pulmonar, aprimora as habilidades psicomotoras e auxilia o bebê a engatinhar, sentar e andar.

 

1

 

De 1 a 5 anos: O início da infância deve ser lúdico, divertido, sem competitividades. Correr, brincar de bola, pular, chutar, dançar músicas infantis são atividades adequadas para essa fase. Há esportes possíveis de se iniciar nessa fase, porém o ritmo é mais recreativo. O surfe, por exemplo, pode ser iniciado aos 3 anos, mas até os 6 a criança não ultrapassa o rasinho do mar e não faz manobras. A ideia é que ela conheça e tome gosto pelo esporte, adquira confiança na prancha e se divirta, afinal, qual criança não gosta de brincar na água? O surfe melhora a capacidade cardiorrespiratória, desenvolve a força muscular e além disso, propicia o contato com a natureza e a conscientização ecológica.

 

esporte crianças 1

 

De 5 a 8 anos: Brincadeiras que envolvem o ato de correr, pular e dançar, por exemplo, começam a ser mais desafiadoras e exigem um pouco mais de disciplina. Atividades recreativas como corrida de sacos, amarelinha, passa-anel são bem apropriadas.

Ballet: Indicado nessa faixa etária, ajuda na concentração, coordenação motora, flexibilidade, disciplina, postura, musicalidade, desenvolve a expressão corporal e ainda desperta a sensibilidade às artes.

Circo: Entre 4 e 5 anos, o circo é uma opção prá lá de divertida para se iniciar. Aqui não há competição; o intuito é divertir e estimular a imaginação. Nas aulas, a criança experimenta diferentes posições e posturas corporais, tudo em aparelhos coloridos e formatos variados que transmitem a sensação de se estar vivendo em um parque de diversões. Bambolês, perna de pau, bola, cordas, cama elástica, trampolim, monociclos e muito mais para exercitar a criançada e encantar ao mesmo tempo. A prática incentiva o lado artístico, a sociabilização, desenvolve a extroversão e ajuda a enfrentar desafios.

As artes marciais podem ser iniciadas nessa fase, ou até um pouco mais cedo, mas sempre de forma lúdica, introduzindo os conceitos das artes na forma de brincadeiras.

 

esporte criança 2

 

De 8 a 12 anos: Período indicado para estimular o interesse nas atividades esportivas e possibilitar que a criança aprenda regras, tenha mais disciplina, competitividade e conheça suas aptidões. A prática de esportes como futebol, vôlei e basquete propicia resistência física, estimula o trabalho em equipe e ensina a perder e ganhar. O interessante, nessa fase, é variar as modalidades para estimula o desenvolvimento de diferentes grupos musculares e habilidades motoras, conforme explica a a pediatra paulista Ana Lúcia Pinto.

Artes marciais também são indicadas nessa idade. A prática é recomendada para que a criança tenha disciplina, diminua a agressividade e tenha mais autocontrole.

Corrida: A criança já tem um nível de maturidade maior e pode inciar um treino mais formal, e leve, de velocidade.

 

crianças esportes 3

 

A partir dos 12 anos a criança já tem condições de escolher em qual esporte deseja se especializar. A musculação, com carga moderada, é indicada a partir dos 14 anos, para as meninas, e dos 16, para os meninos, isso porque as meninas se desenvolvem fisicamente mais cedo que eles. Antes dessa idade a prática não é recomendada a fim de evitar lesões com as cargas pesadas.

 

esporte criança 4

Antes de iniciar os baixinhos em qualquer uma dessas rotinas movimentadas e divertidas, é importante ter orientação médica, fazer uma avaliação física e verificar se a modalidade escolida tem alguma contraindicação. Depois disso, é só curtir.
____



Quem frequenta a Riviera de Santa Cristina XIII, Ninho Verde I e II Eco Residence e Santa Bárbara Resort Residence pode se informar com a equipe do SLIM ou acessar a programação de atividades nos respectivos sites para saber a disponibilidade de aulas e atividades esportivas oferecidas. Nesses e nos demais empreendimentos, a Momentum oferece ótima estrutura para a prática de esportes para todas as idades. 


 

 

 

Comentar

leia mais:

Vantagens e cuidados para uma boa caminhada
Vantagens e cuidados para uma boa caminhada

Vantagens e cuidados para uma boa caminhada

Fazer caminhada, além de ser uma excelente atividade física, traz inúmeros benefícios ao corpo e à mente. Seguindo algumas recomendações básicas você poderá obter total sucesso na sua atividade. Confira e pratique.

11 de Abril de 2014

Beach tennis
Beach tennis

Beach tennis

Dinâmico, fácil de aprender e ideal para ser praticado nos empreendimentos, o Beach Tennis é uma modalidade que mistura características de esportes como tênis, badminton, vôlei e frescobol. Conheça.

29 de Janeiro de 2016

Momentum
Voltar ao topo
SUCESSO 
 
texto
mensagem
texto