
Viva Magenta: como usar a cor do ano no jardim da sua casa de campo?
Cor eleita pela Pantone em 2023 representa força e energia.
01 de Fevereiro de 2023
Busca por ambientes mais práticos e aconchegantes conduzem nova onda de decoração de interiores.
16/11/2020
Muita coisa mudou (e ainda está mudando) em 2020. A relação com a nossa casa foi uma delas. A pandemia despertou a busca por espaços cada vez mais confortáveis, práticos, e até nos ensinou a sermos mais sustentáveis. Mais do que nunca, vimos a necessidade de transformar espaços e hábitos, e isso traçou tendências quando o assunto é decoração.
O Blog Permita-se Viver conversou com a Daniela Barella, arquiteta credenciada do REALIZA − programa de incentivo à construção da Momentum −, que explicou um pouco sobre esse fenômeno pós-quarentena: “A nossa casa é o lugar onde nos sentimos seguros e onde podemos recarregar as nossas energias. No cenário atual, os elementos da natureza, materiais, cores e texturas que remetem à terra, água e ar se tornaram mais presentes. É possível perceber também a valorização da iluminação natural, materiais sustentáveis, funcionalidade e muita versatilidade nos espaços, criando diferentes usos para um mesmo ambiente”, afirmou.
Mas como falar sobre tendências sem falar das cores? Se a intenção é dar vida para algum ambiente da sua casa, especialistas da Pantone Color Institute alertaram sobre a nova paleta de cores Primavera/Verão 2021, que traz tons vibrantes inspirados na natureza e que remetem à flexibilidade e à renovação, conceitos que vão ao encontro da demanda atual.
E não é novidade para ninguém que as referências da natureza estão cada vez mais requisitadas. Já falamos aqui sobre as mudanças no perfil de buscas de casas e, sobre o assunto, o arquiteto Pedro Paulo Pacheco cita um ponto interessante: “As pessoas cansaram de olhar para a janela de seus apartamentos e se depararem com a monotonia, isso fez com que seus interesses mudassem. Agora a procura é por casas com mais espaço e contato com a natureza, onde temos a integração do espaço externo, e conseguimos acompanhar a mutação que o ambiente nos proporciona, por exemplo. Acredito que janelas grandes serão cada vez mais utilizadas nesse sentido”, alertou.
O Pedro também falou sobre uma tendência que vem ganhando espaço e destaque: a decoração afetiva. Ou seja, a decoração que conta com objetos que atrelam sentimentos e criam experiências diferentes e pessoais, tornando o ambiente único e personalizado: “A casa de campo é um território completo para você ter uma linha sensorial de bens duráveis, bens mais antigos, épocas que remetem às questões afetivas das pessoas”, lembrou.
E você, mudou algum conceito da decoração da sua casa após o período de confinamento? Compartilha com a gente nos comentários!
Cor eleita pela Pantone em 2023 representa força e energia.
01 de Fevereiro de 2023
Utilizar pontos de luz adequadamente permite manter o aspecto do campo e valorizar sua casa.
04 de Julho de 2022