
Casa do Lago é inaugurada na Riviera XIII
Com decoração rústica e comida típica caipira, o local resgata o ambiente de fazenda e é mais uma opção para quem aprecia o clima do interior.
27 de Abril de 2017
A Equoterapia é uma modalidade educacional que usa o cavalo como instrumento de trabalho. Foi reconhecida pelo Conselho Regional de Medicina em 1995 como método terapêutico para a saúde.
17/06/2013
A Equoterapia é uma modalidade educacional que usa o cavalo como instrumento de trabalho. Foi reconhecida pelo Conselho Regional de Medicina em 1995 como método terapêutico para a saúde.
Por meio de estudos de convivência com cavalos, descobriu-se que a marcha do cavalo é proporcional ao passo do ser humano, chegando a 95% de semelhança. Esse aspecto permite o chamado vínculo neuromuscular, que estimula o corpo humano a sentir os passos dados pelo cavalo como se fosse ele mesmo. Isto é, o praticante sente nos seus músculos e cérebro como se estivesse andando através das pernas do cavalo.
Método
Os pacientes são chamados de praticantes, porque são sujeitos à própria terapia. Normalmente são pessoas que apresentam queixas físicas, motoras, emocionais e dificuldades de aprendizagem, sendo desafiadas a superar traumas e a desenvolver sua reabilitação.
No desenvolvimento da atividade, são acompanhados por um condutor – do cavalo – e a assistência de dois terapeutas, sendo um mediador e outro lateral.
A relação entre o animal e o ser humano, através desse laço, permite trocas de sensações. Quando se está sentindo ansiedade, nervosismo, medo e hesitação, o cavalo preparado para essa terapia percebe esses sentimentos, transforma-os em confiança e mantém a calma para ambos.
Qualquer pessoa que queira vivenciar essa experiência pode fazer a modalidade de equitação terapêutica. Nesse caso, sem as presenças do condutor e dos terapeutas, o praticante trabalha a relação com animal em saltos e pequenas provas. Para as pessoas que desejam participar de uma forma mais passiva, há a modalidade esportiva, em que existe a oportunidade de conhecer sobre o cavalo, trabalhar na baia, levá-lo para passear e dividir suas emoções, através da troca de cuidados e contato físico constante.
Benefícios
Os benefícios dessa prática são muitos:
- equilíbrio;
- dissociação de cintura (movimentos rotativos do osso pélvico);
- ganho na marcha;
- sequência lógica;
- lateralidade;
- concentração;
- desenvolvimento de linguagem; e
- autoestima.
O diferencial da terapia com animais é a rapidez com que o ser humano e o animal estreitam o vínculo de confiança e afinidades. Assim que se aproxima do cavalo pela primeira vez, a criança que pratica a Equoterapia prontamente apresenta boas respostas diante dos desafios que serão encarados.
Ambiente
O ambiente equestre promove a troca de conhecimento entre todos: para os praticantes, para os animais e para os próprios terapeutas. As estrelas são os animais — as crianças chegam ansiosas para verem os “seus” cavalos, e cada animal reconhece o seu companheiro de atividade.
“A Equoterapia não é só uma relação de médico-paciente, mas envolve toda a família. Todos são envolvidos e tornam-se parte da grande descoberta íntima, de valores e superação”, relata Danielle Mialich Rodrigues, terapeuta coordenadora da Equoterapia Voo de Liberdade.
Para conhecer mais, acesse o Portal Equoabc.
Com decoração rústica e comida típica caipira, o local resgata o ambiente de fazenda e é mais uma opção para quem aprecia o clima do interior.
27 de Abril de 2017
O local, que possui rampa para descida de barcos não motorizados, funciona também como um espaço de lazer e convivência à beira do lago.
26 de Abril de 2017