O Jardim tropical possui um estilo descontraído, com mistura de cores e texturas, sem simetria, mas bem organizado.
Nele, são usadas plantas nativas ou adaptadas ao nosso clima, vindas de países com clima tropical ou subtropical. A mistura de plantas é essencial para criar uma atmosfera de mata, e quando intercaladas espécies que dão flores em diferentes épocas é possível ter um jardim exuberante e florido o ano inteiro.
Algumas das espécies que compõem o estilo são: palmeiras, helicônias, alpíneas, filodendros, estrelitzias, samambaias, agaves, bananeiras ornamentais, bromélias, orquídeas, bougainvilleas, plumeria e hibisco.
A vegetação tropical possui características como cores vivas - que adoram sol e calor - formas exóticas e sinuosas, água em sua composição e flores que atraem muitos beija-flores, abelhas e borboletas. Normalmente está às margens de espelhos d’água e lagos, remetendo a grandes florestas.
E como nem só de plantas vive esse tipo de jardim, outros elementos também devem ser considerados na hora de projetá-lo: o uso de bambu, madeira e pedras - formando muros e pergolados – dão o toque especial e característico. A ideia é buscar sempre inspiração nas formas e texturas da natureza.
Ao utilizar vasos, opte por modelos feitos de materiais naturais, como argila, cerâmica colorida ou barro. A iluminação do local deve ser discreta para que não interfira na aparência natural do estilo. É interessante utilizar pontos de luz pelos caminhos ou onde houver água, para criar um efeito com os reflexos.
Inspire-se com algumas ideias e leve o clima tropical para a sua casa!
Por Marisa Lima, paisagista.
Fonte das imagens:
marisalima.com.br
modernhomeconcept.blogspot.com
ouraustraliangardens.tumblr.com
paisagismoemfoco.com.br
eastbound88.com
hgtv.com
housedesignerideas.com