Qual é a iluminação adequada para o seu projeto? Algumas sugestões simples podem realçar a decoração. É preciso sempre considerar o real sentido de cada espaço em sua casa.

O projeto de iluminação é muito importante na decoração e deve ser adequado a cada ambiente. É preciso considerar, primeiro, o real sentido de cada espaço para assim usar as peças certas, sem comprometer o restante do projeto.
Por exemplo, um ambiente mais intimista pede luz quente e aconchegante, enquanto locais de trabalho precisam de maior intensidade de luz com incidência homogênea e difusa. É o que explica a arquiteta Bianca Duarte Narita.
Na sala de jantar, o ideal é substituir o interruptor por um dimmer, que permite o controle da intensidade da luz, tornando a iluminação mais versátil e adequada para diferentes momentos. Mais clara para uma pizza em família ou mais aconchegante em um jantar sofisticado ou romântico.
Para isso, também podem combinar o uso de spots direcionando luz para um quadro, um objeto de decoração, ou para o buffet ou aparador, além do lustre pendente sobre a mesa.
Os lustres fazem toda a diferença. Além de iluminar, eles preenchem e dão um toque especial à decoração.
---
De acordo com a arquiteta, existem algumas regras importantes na instalação dessas peças para obtermos o resultado esperado:
- preste atenção na proporção entre a peça, os móveis e o ambiente. Instale a luminária a uma distância entre 75 cm e 90 cm do tampo da mesa, dependendo do modelo da peça. Isso evita que a luz incomode quem está sentado à mesa;
- cuidado para não colocar uma luminária pendente lindíssima com o fio curto! Isso fará com que ela perca todo o seu encanto e função, desvalorizando a composição do ambiente. O certo é testar a peça no local e ajustar “a olho” a altura ideal de acordo com essa variação mencionada acima;
- evite luminárias tipo plafon na sala de jantar. Não são apropriadas e vão acabar criando um efeito sem graça e pouco decorativo (luz geral difusa);
- por último, lembre-se também de escolher o lustre de acordo com o estilo da decoração. Se tiver dificuldade de visualizar, peça para a loja uma “demonstração”. Muitas lojas de luminárias decorativas emprestam as peças mais importantes para que se possa testar no local.
---
Fotos: Shutterstock