
Festa do Peão de Itatinga
Começa hoje a tão esperada Festa do Peão de Itatinga. Sua 21ª edição deve atrair visitantes de toda a região, chegando a receber cerca de 20 mil pessoas por dia.
17 de Julho de 2013
O Caminho de Peabiru é uma rota muito antiga, que foi utilizada para ligar a cidade de Cusco - no Peru - à antiga Capitania de São Vicente - em São Paulo. Passando por grande parte do Estado de São Paulo, do Paraná e do litoral catarinense, penetrava no charco paraguaio, atravessava a Bolívia, a Cordilheira dos Andes e terminava no sul do Peru, onde encontrava com parte da costa do Pacífico.
19/07/2013
O Caminho de Peabiru é uma rota muito antiga, que foi utilizada para ligar a cidade de Cusco - no Peru - à antiga Capitania de São Vicente - em São Paulo. Passando por grande parte do Estado de São Paulo, do Paraná e do litoral catarinense, penetrava no charco paraguaio, atravessava a Bolívia, a Cordilheira dos Andes e terminava no sul do Peru, onde encontrava com parte da costa do Pacífico. O percurso tinha tem cerca de 5 mil quilômetros de extensão.
Peabiru é uma palavra da língua tupi-guarani: “pe” significa caminho e “abiru”, gramado amassado. Os guaranis plantavam pela trilha uma gramínea chamada puxa-tripa, evitando que a mata encobrisse o caminho. Em seus trechos mais complicados, a rota chegou a ser encoberta com pedras. Em outras partes havia sinalização demarcada por inscrições rupestres, símbolos e mapas de origem indígena.
A origem de sua construção foi devida à expansão da civilização Inca em direção ao Atlântico. Posteriormente passou a ser usada para guiar as migrações indígenas, facilitar a circulação de mercadorias, o comércio e as missões religiosas.
Muitas cidades foram fundadas nas cercanias da trilha, como a própria Peabiru, que existe até hoje no norte do Paraná.
Hoje, vários projetos estão em desenvolvimento na tentativa de mostrar a existência desse caminho e resgatar a importância que ele teve ao longo de nossa história. Entre eles, o mapeamento do seu trajeto com a ajuda dos livros de Históricos
Apesar de sua vasta extensão e de várias trilhas que se ramificam, alguns trechos já são reconhecidos como parte desse caminho — um deles passa pela cidade de Botucatu - cidade próxima à região do Ninho Verde Eco Residence II - e outro corta o Rio Paranapanema, seguindo em direção ao Estado do Paraná.
Um dos projetos consiste em um inovador roteiro histórico-cultural, abrangendo os segmentos de turismo, arqueologia e ecologia, conduzindo pela história do Caminho de Peabiru através de trilha monitorada.
Para quem gosta de se aventurar no meio ambiente, aproveite a nossa matéria - Dicas para fazer uma ótima trilha e permita-se viver os mistérios da natureza.
Começa hoje a tão esperada Festa do Peão de Itatinga. Sua 21ª edição deve atrair visitantes de toda a região, chegando a receber cerca de 20 mil pessoas por dia.
17 de Julho de 2013
A um ano da Copa do Mundo, o Brasil, País-sede desse grande evento esportivo, vem se preparando com dedicação para receber turistas e apaixonados pelo futebol. E a nossa região não fica de fora.
25 de Junho de 2013