
O uso da proteção solar arquitetônica
Esse é um elemento arquitetônico permanente, que pode ser usado para suavizar o calor e a forte incidência de luz solar. Saiba como.
12 de Novembro de 2015
Nem só de flores vive um jardim colorido. Algumas plantas também são capazes de encher o paisagismo de cores e ainda podem ser opções bastante vantajosas. Conheça algumas espécies.
18/06/2015
Nem sempre é necessário flores para ter um jardim colorido. Algumas plantas tropicais também podem proporcionar a beleza e a alegria das cores ao paisagismo graças à coloração intensa de suas folhas.
Uma curiosidade é que quanto mais colorida for a planta, mais luz solar ela deverá receber para manter suas tonalidades exuberantes.
As vantagens dessa opção de jardim são a garantia de um colorido o ano todo - ao contrário das flores, que têm épocas específicas para floração - e menos exigência de manutenção.
As espécies podem ser plantadas juntas - com focos de realce - ou separadas, dando toques sutis de cor ao local.
Conheça algumas delas:
Cóleus: pode proporcionar contrastes bem acentuados devido à variedade de cores que suas folhas podem apresentar. Boa opção para ser usada em grandes maciços, isoladamente em vasos ou junto a muros.
Bromélias: existe uma gama diversa de bromélias com folhas coloridas. Elas ficam ótimas em vasos, jardins verticais e em canteiros.
Cordyline: também conhecida como dracena vermelha, possui folhas que vão do vermelho ao vinho; algumas, ainda, mescladas de verde e vermelho. Pode ser plantada junto a muros, em vasos ou em grupos, destacando suas cores.
Tinhorão: o tinhorão é muito utilizado em jardins ou em vasos. Também possui uma variedade de folhas vermelhas manchadas ou misturadas com verde, ou então verde com branco. E ao contrário das outras espécies, suas variações mais brancas e mescladas de branco e verde preferem a sombra.
Cróton: é a planta mais colorida de todas, com possibilidades de folhas em diferentes formas. Muito exuberante, o cróton pode ser plantado em vaso, em destaque - como planta isolada – e em composição com outras plantas para dar um efeito de contraste.
Setrecrésia purpúrea: geralmente usada em bordaduras, a setecrésia tem ganhado bastante espaço em jardins verticais. Dona de uma tonalidade roxa que realça a beleza de qualquer jardim, essa planta também cai muito bem em forrações.
Iresine: boa opção para contrastar com um jardim verdinho por causa do seu vermelho intenso. Costuma ser mais vista em jardins, mas também pode ser utilizada em vasos.
Fonte: Dicas de Paisagismo – Momentum
Esse é um elemento arquitetônico permanente, que pode ser usado para suavizar o calor e a forte incidência de luz solar. Saiba como.
12 de Novembro de 2015
Casas com escadas e com crianças exigem adaptações para evitar acidentes. Conheça alguns cuidados.
22 de Outubro de 2015