
O uso da proteção solar arquitetônica
Esse é um elemento arquitetônico permanente, que pode ser usado para suavizar o calor e a forte incidência de luz solar. Saiba como.
12 de Novembro de 2015
Refresque o ambiente com plantas: ameniza a sensação de calor, embeleza, umidifica e melhora a qualidade de vida dos que convivem nesse meio.
03/01/2014
Durante o verão, uma ótima dica é o uso das plantas na hora de decorar a casa. O paisagismo ameniza a sensação de calor, embeleza, umidifica e melhora a qualidade de vida dos que convivem nesse meio.
Os jardins externos contribuem com a formação de sombras sobre a propriedade. No interior da casa, ajudam a refrescar porque favorecem a circulação do ar e reduzem o aquecimento dos ambientes.
As folhagens têm a propriedade de umedecer os espaços internos, pois ‘transpiram’ a umidade retida em suas folhas, tornando a sensação térmica mais agradável.
Além do benefício de frescor e beleza, elas filtram o ar, removem as toxinas e adicionam oxigênio, melhorando a sua qualidade para a nossa respiração.
As plantas cultivadas dentro de casa precisam de cuidados diferentes, como prevenir pragas e doenças. Com sol e água regular, você evita que as folhas fiquem murchas ou sem brilho.
Selecionamos algumas espécies que são de fácil cultivo em lugares internos.
Zamioculca – zamioculcas zamiifolia
Uma das mais usadas em ambientes internos, precisa ser regada somente uma vez por semana e fica bem tanto em ambientes mais iluminados como sem luz – mas é bom evitar que bata sol direto, pois pode queimar suas folhas.
Palmeira chamaedorea – chamaedorea elegans
Frondosa, fica bem em vasos e não passa dos dois metros de altura. Muito fácil de cuidar, prefere ficar longe da luz direta do sol. A rega tem de ser frequente para manter a terra sempre úmida.
Palmeira ráfis – rhapis excelsa
De médio porte, é semelhante ao bambu – cresce ereta com as folhas plissadas próximas. É muito usada para montar jardins de inspiração oriental. É importante regá-la com frequência, sem encharcar.
Pleomele – dracaena reflexa
Muito vistosa, possui folhas com bordas brancas ou verde-limão. Comum em salas e escritórios, se adapta facilmente aos vários estilos de decoração. Essa plantinha gosta de muita iluminação, desde que não seja exposta diretamente ao sol.
Begônia – begonia elatior
Ideal para a decoração em vasos, parece um verdadeiro buquê de flores. Suas folhas também são um atrativo – têm formas variadas e, no geral, são coloridas. Regue-a sem molhar as folhas.
Essas são algumas das diversas espécies encontradas na flora brasileira. Independentemente da planta escolhida, disponha-a em um local com iluminação indireta e boa ventilação.
Esse é um elemento arquitetônico permanente, que pode ser usado para suavizar o calor e a forte incidência de luz solar. Saiba como.
12 de Novembro de 2015
Casas com escadas e com crianças exigem adaptações para evitar acidentes. Conheça alguns cuidados.
22 de Outubro de 2015