Rio Paranapanema, origem da Represa Jurumirim

Rio que dá origem a maior e mais bela represa de São Paulo tem até dia especial em sua homenagem, instituído por lei estadual. 

04/09/2017

Rio Paranapanema, origem da Represa Jurumirim

São 929 quilômetros de águas límpidas e sem poluição. Este é o rio Paranapanema, um dos mais importantes e o mais limpo do Estado de São Paulo. E é o represamento dele que dá origem à Represa Jurumirim, a maior e mais bela do estado e que banha os empreendimentos das séries Riviera e Terras de Santa Cristina, da Momentum.

Proporcionando paisagens exuberantes, a represa também é a opção preferida de lazer para os amantes dos esportes náuticos. Além disso, as águas tranquilas são um convite à navegação com pequenas embarcações, motos aquáticas ou lanchas.

O dia do rio Paranapanema é comemorado em 27 de agosto, data instituída pela Lei Estadual Paulista nº 10.488/99. Além da sua beleza natural, o curso d’água também é muito importante economicamente para alguns municípios do interior paulista.

O rio Paranapanema

O nome do rio Paranapanema tem origem na união das palavras de origem indígena “paranã” e “panema”, que significam rio de pouca correnteza, e também dá nome à cidade onde ficam os loteamentos Riviera de Santa Cristina XIII e Terras de Sta. Cristina V.

As nascentes ficam na Serra Agudos Grandes, no município de Capão Bonito. De lá, ele percorre 929 quilômetros até sua foz, no rio Paraná. O rio tem 11 barragens, a primeira delas responsável pela Represa Jurumirim, em cujas margens se localizam as Rivieras de Santa Cristina I, II, III e XIII e os Terras de Sta. Cristina IV e V.

As águas do Paranapanema são responsáveis pela produção de energia em 10 hidrelétricas: Jurumirim, Piraju, Paranapanema, Chavantes, Salto Grande, Canoas II, Canoas I, Capivara, Taquaruçu e Rosana.

A beleza e a importância natural e econômica do rio estimularam a criação da lei 10.488, de 1999, que teve origem em outro projeto mais antigo, que proibia a instalação e o funcionamento de indústrias de alto risco poluidor ao redor da Represa Jurumirim, com o objetivo de preservar os recursos naturais. Esta lei mais antiga é do dia 27 de agosto de 1979, por isso a data foi instituída como o “Dia do Rio Paranapanema”.

Fontes:
Comitê da Bacia Hidrográfica Rio Paranapanema
Prefeitura da Estância Turística de Paranapanema
Dicionário Tupi-Guarani
Wikipedia


Fotos:
Comitê da Bacia Hidrográfica Rio Paranapanema (Fotógrafo Raylton Alves)


 

Comentar

leia mais:

Momentum
Voltar ao topo
SUCESSO 
 
texto
mensagem
texto