Conheça a história dessa importante conquista dos proprietários de lotes.
Se você é proprietário na Riviera de Santa Cristina XIII (RSC XIII) ou frequenta o empreendimento, provavelmente já viu ou até mesmo utilizou os microônibus que circulam pelo loteamento. Mas você já parou pra pensar sobre a história por trás do Sistema de Transporte Coletivo Interno? Selecionamos 10 fatos para ajudar você a entender essa história:
- O Sistema de Transporte Coletivo Interno da Riviera XIII foi implantado em 2016, com a aquisição de 2 microônibus e a construção de 21 pontos de parada no loteamento.
- A aquisição dos ônibus e a construção dos pontos foi custeada pelo Fundo de Melhoramentos, mantido com o pagamento de contribuições mensais dos adquirentes de lotes. Essa despesa fez parte do pacote de obras de melhoramentos com início de contribuição no ano de 2015.
- Somente após o sistema entrar em operação, ou seja, depois da aquisição dos ônibus e construção dos pontos, é que foi constituído o Fundo de Transporte, para custear o serviço dali em diante. Em resumo, o Fundo de Melhoramentos comprou os dois primeiros ônibus e custeou a construção dos pontos, e o Fundo de Transporte arca com o custo do sistema (combustível, manutenção dos veículos, dos pontos, energia elétrica dos pontos etc.) e da renovação da frota de ônibus.
- Todos os proprietários na RSC XIII contribuem, mensalmente, com R$ 5,00 para o Fundo de Transporte. Valor este que vem sendo praticado desde 2016.
- Os recursos do Fundo de Transporte somente podem e somente são usados para essa finalidade: o Sistema de Transporte Coletivo Interno da Riviera XIII.
- Não existe cobrança de tarifa. Qualquer pessoa que esteja no empreendimento pode utilizar os ônibus, sempre que quiser, sem pagamento de passagem.
- Os ônibus circulam pelos 21 pontos de parada, das 5:30 da manhã às 0:40 da noite em dias úteis e período letivo; e das 7:40 da manhã às 0:00 da noite aos sábados, domingos e feriados. Na Área do Proprietário, no site do empreendimento, é possível conferir o itinerário completo dos ônibus. Esse mesmo itinerário está afixado em cada um dos pontos de parada, com a informação dos vários horários em que o ônibus passa naquele ponto.
- Os novos veículos que estão sendo utilizados para a prestação desse serviço, contam com um acesso exclusivo para portadores de necessidades especiais (sistema elevatório).
- A troca recém realizada dos veículos foi custeada com recursos do Fundo de Transporte e os veículos antigos dados como parte do pagamento.
- A Prestação de Contas do Fundo de Transporte também está disponível na Área do Proprietário. Lá você tem acesso aos valores recebidos, gastos e aos comprovantes das despesas realizadas. Clique aqui e veja como é fácil conferir!