Variar o cardápio e fazer um prato colorido ajuda muito a manter a alimentação saudável e a boa forma. Pensando nisso, separamos algumas dicas de alimentos coloridos e que fazem bem à saúde.
Variar o cardápio e fazer um prato colorido ajuda muito a manter a alimentação saudável e a boa forma.
Os alimentos estão divididos em seis grupos de cores. Para cada grupo, existe uma propriedade e vitamina importante para a nutrição, por isso, os legumes, as verduras e as frutas devem ser servidas em todas as refeições. Confira as propriedades pertinentes a cada cor:
Vermelho
Ricos em licopeno, um pigmento natural responsável pela cor avermelhada, esses alimentos garantem a proteção antioxidante, ajudam na prevenção do câncer de bexiga, mama e auxiliam no combate ao colesterol.
Alimentos indicados: tomate, melancia, goiaba, caqui, pimentão vermelho, entre outros.
Roxo
Esses alimentos são fontes de antocianinas, substâncias que impedem a oxidação do LDL colesterol (colesterol ruim) nas artérias, protegendo o organismo de infarto ou acidente vascular cerebral (AVC). Além disso, possuem ação anti-inflamatória, protegem as conexões cerebrais e a memória.
Alimentos indicados: berinjela, cebola roxa, repolho roxo, pimentão vermelho e rabanete.
Amarelo
Esse grupo contém betacaroteno, antioxidante que combate os radicais livres que, em excesso, podem levar ao câncer e ajudam no processo de cicatrização. O abacaxi, em especial, auxilia na digestão, pois contém uma enzima chamada bromelina que protege os vasos sanguíneos.
Alimentos indicados: laranja, mamão, manga, pêssego, damasco, milho, abacaxi, carambola, entre outros.
Branco
Fontes naturais de cálcio e potássio, esses alimentos possuem propriedades anti-inflamatórias e antialérgicas.
Alimentos indicados: couve-flor, cebola, nabo, alho-poró, palmito, aipo, repolho, broto de bambu, brotos de feijão.
Verde-escuro
Essa classe é responsável pelas reações químicas do organismos. Os alimentos verde-escuros são fontes de luteína e zeaxantina, antioxidantes-chave no combate a problemas relacionados à saúde ocular.
Alimentos indicados: abobrinha verde, acelga, almeirão, agrião, brócolis, brotos de alfafa, chicória, couve-manteiga, couve-de-bruxelas, coentro, espinafre, escarola, jiló, mostarda, pepino, rúcula, entre outros.
Marrom
São alimentos ricos em fibras alimentares e vitaminas do complexo B, que ajudam no funcionamento intestinal, na redução dos níveis de colesterol e triglicérides, e a manter estável a glicose sanguínea.
Alimentos indicados: aveia, nozes, castanhas e cereais integrais.
Que tal manter a boa forma colorindo os pratos?