Uma das paisagens mais belas do Estado de São Paulo é a Cuesta em Botucatu. Ela cobre uma extensa área entre os rios Piracicaba e Mogi Guaçu.
Quem visita a Cuesta de Botucatu já é contemplado, de início, com cenários naturais e muitas quedas d’água, além de mirantes, vales, rios, cachoeiras e picos.
A paisagem que se forma, com belas montanhas e topografia diversificada, pode ser vista no Ninho Verde II.
A Cuesta cobre uma extensa área entre os rios Piracicaba e Mogi Guaçu, que originaram a formação do relevo irregular e deram origem a mirantes, trilhas naturais, cachoeiras, grutas e cavernas.
Para quem faz o passeio pela área, pode observar o surpreendente “Gigante Adormecido”, uma formação rochosa que se parece com o corpo de um homem deitado.
Entre outros atrativos estão as Três Pedras, outra formação rochosa, que podem ser avistadas à beira de um penhasco. Segundo lendas na região, esse local é místico e, por isso, recebe pesquisadores e esotéricos.
Inclusive, o lugar faz parte do Caminho do Peabiru, antigo caminho utilizado por indígenas sul-americanos – os primeiros habitantes da região – que liga o litoral ao interior do continente.
Segundo o site do CCR SPVias, os passeios são realizados em ônibus apropriados para rodar em estradas de terra. A Cuesta de Botucatu está localizada na Serra de Botucatu, por onde passa a Rodovia Marechal Rondon (SP-300).
---
Foto: Divulgação/CCR SPVias